É CHEGADO O NOSSO LIBERTADOR


river

Crispem-se as nucas dos amantes ferrenhos do Futebol europeu – eis a mais acachapante das verdades: a Copa Libertadores da América é o maior de todos os certames.

Não, meu caro – no, sir –, este título não pertence à Champions League.

Nem à Copa do Mundo, que por ser sagrada feito uma Jules Rimet, não desce aos terrenos impuros das suposições. Ela é hors concours como Pelé.

Voltemos ao embate travado entre o Velho e o Novo Continente.

Daquele lado, é verdade, desfilam Cristianos, Ibrahimovics e Ribérys. E há também os mais vanguardistas teatros da bola, que impõem uma terrível beleza a todo e qualquer espetáculo.

Acontece que nós, primos pobres do progresso, compensamos a falta de larjan com um cândido culto ao futebol.

Sim, porque aqui, nenhuma partida dura apenas 90 minutos. Pergunte a um botafoguense e ele dirá: o embate contra o Deportivo Quito, pela primeira fase do torneio, começou ainda no ano passado, quando a Ponte Preta sucumbiu diante do Lanús – já são quase dois meses de match e o onze carioca ainda nem entrou em campo.

Uma única participação neste inóspito campeonato e já não ligamos para mais nada. Perceba como anda sorridente o espírito de um torcedor do Atlético Paranaense. Seu novo estádio é erguido de maneira contumaz, numa marcha intransponível, no entanto, tudo quanto eles querem discutir é a escalação da estreia, contra o Sporting Cristal. Nada mais importa.

Porque o que nasce nesta quarta-feira não é uma mera competição; é um ritual suntuoso, uma fábula do tamanho das batalhas de Simón Bolívar, um almanaque que será entoado pelas próximas gerações de niños.

Cruzeirenses e atleticanos, em Minas, já estancam a ferrenha disputa clubística para que seus coraçõezinhos ocupem-se somente dela, da afamada Libertadores da América.

Notem as unhas dos Flamenguistas, que há muito deixaram seus dedos, carcomidas pelos dentes cobiçosos que querem repetir a epopeia de 81.

Vejamos também as outras torcidas, que inundam de medo e delírio qualquer partida. Um estádio sul-americano é um martírio ferrenho, que açoita qualquer adversário. Aqui, na América do Sul, time de fora não é visitante – é intruso.

Que me perdoem os assíduos frequentadores do sempre calmo e nunca vazio Camp Nou, mas olhemos por um instante para aquela arquibancada néscia de La Bombonera, aquele zoológico primitivo que tenta conter os desvairados que berram como se um pulmão inteiro fosse dedicado a ofender um adversário.

Se pudéssemos invadir o Defensores del Chaco em dia de jogo, tal qual cachorros – que têm sempre aval para desfilar pelos nossos estádios – veríamos que os jornais picotados e arremessados não são de ontem, nem de antes de ontem; são de dois, três anos atrás. Diários guardados pelos mais desesperados hinchas, que planejavam a vaga muito antes dela ser uma realidade palpável.

A Copa Libertadores da América é o Futebol em seu estado mais puro.

Portanto, amigos, eu vos convido a trocar as pilhas dos nossos radinhos, debulhar nossos jornais já amarelos que estão debaixo das camas, tirar o pó dos foguetes esquecidos na gaveta, aferir nossa pressão e exercitar nossa garganta, porque está para começar o maior campeonato de Futebol de mundo.

 

Foto: Juani Roncoroni/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “É CHEGADO O NOSSO LIBERTADOR

  1. Zé Luís Schmitz disse:

    Tens razão. Já roí todas as unhas procurando informações sobre o time titular e pensando na cerveja que vou tomar assistindo o espetáculo de hoje em Lima. Lutaremos sem Imperador, mas quem precisa de um quando se tem 11 bravos guerreiros?

    Parabéns pelo texto.

    Curtir

Deixe seu nobre parecer

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s